Assinatura Eletrônica
Arquitetura:
- O FLOW é responsável pelo envio dos documentos para o VIBE. Documentos como recibos de pagamento, avisos de férias, entre outros, são enviados e controlados pelo módulo da folha de pagamento. Os espelhos de ponto e o banco de horas são geridos pelo módulo de frequência. Para maiores informações sobre quais documentos estão disponíveis, deve-se contatar o time responsável pelo FLOW.
- Uma vez que o documento está integrado com o VIBE (disponível no menu Documentos > Assinatura Eletrônica), o VIBE é responsável por integrá-lo com a BRy para realizar a assinatura e, posteriormente, enviar o documento assinado para o FLOW.
- O RH do cliente poderá consultar os documentos assinados dentro do FLOW através do menu Cadastros > Documentos Assinados. Esta tela é mantida e assistida pelo time do FLOW.
Configuração para integração de documentos entre o FLOW e o VIBE:
Para configurar o envio de documentos, acesse o menu FLOW > Cadastros > Integrações > Configurações > Configurações VIBE e informe em ambos os campos “URL” e Chave da API, conforme:
Endereço URL: https://api.vibe.gp/public_api
Chave da API: Chave gerada dentro do VIBE em Configurações > Segurança e Acessos > Integrações.
Veja mais em: Como Configurar a Integração do FLOW com o VIBE
Documento enviado pelo FLOW não está disponível para o colaborador:
- Verifique se ocorreu os erros abaixo ao tentar enviar o documento nos processos:
- Erro "Invalid Credential:" - indica que a credencial configurada para integração entre o FLOW e o VIBE está inválida ou incorreta. Verifique a forma correta para cadastro de integração no item Configuração para integração de documentos entre o FLOW e o VIBE deste FAQ.
- Erro "(401) Unauthorized" - Trata-se da mesma situação acima. Este erro indica que o FLOW não foi autorizado para enviar o documento para o VIBE devido às chaves ou URL estarem incorretas.
Colaboradores novos ou rescindidos não são integrados, ponto não integra ou documento assinado não integra com o FLOW:
- Como administrador do FLOW, deve-se verificar se o usuário configurado como responsável pela integração está cadastrado no time de administradores. Este usuário é cadastrado por padrão desde a implantação do FLOW, mas alguns clientes o removem da equipe de administradores. Desta forma, quando o VIBE tenta integrar com o FLOW, recebe um retorno positivo; porém, como o usuário não tem privilégios dentro do FLOW, os dados não são retornados.
Acesso ao VIBE
Ao clicar sobre o link recebido por e-mail para acessar o VIBE é apresentada a mensagem: Convite Inválido. Contate um Administrador:
- Sempre que um novo convite é enviado o convite anterior é invalidado. Quando esta mensagem está sendo apresentada deve-se instruir o cliente a procurar por um e-mail mais recente (enviado posteriormente ao utilizado) ou reenviar um novo convite através do menu Gestão de Colaboradores.
Colaborador não recebe e-mail de convite, mesmo após reenvio pelo Administrador:
- O VIBE possui 2 e-mails. Um e-mail que é o e-mail cadastrado e enviado pelo FLOW e que é utilizado para comunicação com o colaborador e um e-mail de credencial.
Importante! Os e-mails podem ser iguais, ou seja, tanto o e-mail da credencial para login quanto de comunicação poderão ser o mesmo. Mas, não há esta obrigatoriedade. - O e-mail que é apresentado junto ao colaborador é o e-mail que é utilizado para comunicação.
- Se o colaborador não está recebendo o e-mail para acesso verifique e, se necessário, altere o e-mail utilizado como credencial. Através do menu VIBE > Gestor de Colaboradores com as opções Enviar Convite ou Resetar acesso.
Colaboradores
Colaborador não está integrado:
- Verifique se o colaborador está integrado, porém, inativo.
- Verifique se o colaborador possui algum contrato ativo vinculado a ele no FLOW. Se não houver, ele não será inativado no VIBE.
- Para integrá-lo pode-se utilizar a opção "Realizar Integração" no menu de contexto no menu Gestão de Colaboradores no VIBE. Será utilizado o CPF para identificá-lo no FLOW.
Há duas pessoas com o mesmo nome no VIBE:
- Estes casos são comuns quando uma pessoa foi convidada por e-mail e a outra foi integrada.
- Ocorre também com o usuário administrador criado pela implantação do VIBE e após a integração.
- Para ajustas deve-se:
- Integrar a pessoa correta utilizando a opção "Realizar Integração" no menu de contexto no menu Gestão de Colaboradores no VIBE. Será utilizado o CPF para identificá-lo no FLOW.
- Inativar a pessoa que não será utilizada.
- Através do menu "Meu Perfil" da pessoa correta ou menu "Colaboradores" (acessado pelo gestor) clicar no botão "ATUALIZAR" para atualizar os dados da pessoa.
Colaborador está cadastrado no FLOW e não está no VIBE:
- Verifique se o colaborador está integrado, porém, inativo.
- Verifique se o e-mail associado à pessoa está vinculado a outra pessoa no sistema VIBE. Para isso, utilize o menu Gestão de Colaboradores e localize a pessoa informando o e-mail.
- Em "Meu Perfil" clique em "ATUALIZAR"
Colaborador foi desligado no FLOW (rescindido) e não foi inativado no VIBE:
- Verifique se o colaborador possui algum contrato ativo vinculado a ele. Se houver, ele não será inativado no VIBE.
- O processo de integração de inativação dos colaboradores é executado 1 vez por dia durante o período da noite. Então, se a rescisão ocorreu no mesmo dia que está sendo feita a verificação é necessário aguardar ou, inativar manualmente através do menu Gestão de Colaboradores no VIBE.
Colaborador foi cadastrado no FLOW e não está disponível:
- Verifique se o colaborador possui algum contrato ativo vinculado a ele. Se não houver, ele não será integrado no VIBE.
- O processo de integração de novos colaboradores é executado 1 vez por dia durante o período da noite. Então, se o cadastro ocorreu no mesmo dia que está sendo feita a verificação é necessário aguardar até o próximo dia.
Dados do colaborador foram alterados no FLOW e não estão iguais no VIBE:
- Verifique se o colaborador possui algum contrato ativo vinculado a ele. Se não houver, ele não será integrado no VIBE.
- Verifique se o colaborador está realmente integrado. Ele NÃO deve possuir situação "Não Integrado" quando consultado através do menu Gestão de Colaboradores.
- Por padrão o processo de integração de alterações dos dados dos colaboradores é executado 1 vez por dia durante o período da noite. Então, se a alteração ocorreu no mesmo dia que está sendo feita a verificação pode-se aguardar até o próximo dia. OBS:Serão integrados os colaboradores cujos dados estiverem dentro do período configurado na loja de integração. Este período não é fixo, portanto, deve-se consultar o administrador do cliente ou nossa equipe de BI para verificar a configuração atual. Exemplo, quando a configuração está com "7 dias", um colaborador que teve dados alterados no FLOW em 10/10/2024 será considerada na integração até 17/10/2024. Este período garante que, se em algum dia dentro deste intervalo a integração falhar, ela ocorrerá no dia seguinte. No entanto, é importante entender que, se os dados deste colaborador foram alterados há mais de 7 dias, ele não será integrado na rotina diária até que haja uma nova alteração nos dados. Esse caso ocorre com alguma frequência após a carga inicial ou quando dados são alterados via banco de dados no FLOW do cliente, como por exemplo, ajustes manuais de e-mail por script.
- Para forçar a integração pode-se clicar no botão "ATUALIZAR" em "Meu Perfil". Isso força a integração dos dados não precisando aguardar a integração citada acima.
Férias
Menu Minhas Férias não está aparecendo no VIBE:
- Verifique se o usuário está integrado acessando o menu Gestão de Colaboradores. Caso não esteja integrado, converse com a equipe de P&D do VIBE.
- Verifique o tipo de contrato do colaborador no FLOW. Contratos diferentes de Empregado CLT e Estagiário não integram férias e, por consequência, não apresentam o menu Minhas Férias.
- Verifique se o colaborador possui registros de período de férias cadastrados no FLOW.
Botão Atualizar Férias não está atualizando o saldo de férias no FLOW:
- O botão Atualizar Ponto na tela de Férias, tanto do colaborador quanto do gestor no VIBE, não dispara a atualização do saldo de férias no FLOW. Ele apenas busca as informações, conforme estão.
Mensagem de erro ao clicar no botão Atualizar Férias - Não foi possível obter o token de acesso.
- Este erro ocorre quando as chaves de integração entre o FLOW e o VIBE não estão cadastradas carretamente ou foram alteradas. Para solucionar deve-se obter as chaves corretas seguindo o artigo abaixo e após, acionar o time do VIBE para correção.
- Artigo: Tokens para Implantação da Integração no FLOW x VIBE
Gestor não consegue aprovar férias através do APP:
- Quando o gestor acessa tela de gestão de férias no APP, é apresentada mensagem: Esta funcionalidade não é indicada para uso em celulares e tablets. Acesse com seu computado para utiliza-la. Se você já está no computador, tente reduzir o zoom do seu navegador..
- Atualmente o VIBE possui tratamento para não permitir acesso à tela de gestão de férias com dispositivos muito pequenos, por isso, a mensagem é apresentada.
Não aparece o botão Férias para o gestor solicitar férias do colaborador:
- Verifique o tipo de contrato do colaborador no FLOW. Contratos com vínculo diferentes de Empregado CLT e Estagiário não integram férias e, por consequência, não apresentam o menu Minhas Férias.
- Verifique se o colaborador possui registros de período de férias cadastrados no FLOW.
Usuário Administrador foi sincronizado pelo time P&D do VIBE e não está apresentando as férias no menu Minhas Férias:
- Se o ajuste foi feito no mesmo dia que está sendo consultado, deve-se aguardar a virada do dia pra que o sincronismo seja executado.
- Como solução, se o administrador está respondendo à algum círculo, o líder deste círculo pode forçar a atualização clicando no botão Atualizar Saldos, no menu Gestão de Férias.
Ponto
Botão Atualizar Ponto não está realizando o cálculo do ponto no FLOW:
- O botão Atualizar Ponto na tela de ponto, tanto do colaborador quanto do gestor no VIBE, não dispara o cálculo de ponto no FLOW. Ele apenas busca as informações, conforme estão. Ou seja, se o dia estiver pendente de cálculo, ele continuará pendente.
- Os cálculos são disparados somente quando há alteração em algum horário ou evento de ponto.
Ponto do colaborador não está integrando:
- Verifique se o usuário está integrado acessando o menu Gestão de Colaboradores. Caso não esteja integrado, converse com a equipe de P&D do VIBE.
- Verifique se existe folha cadastrada no FLOw para o período atual e período anterior. O FLOW precisa ter as 2 folhas cadastradas para enviar para o VIBE. É comum o cliente não ter a folha atual cadastrada.
- Verificar se o parâmetro "Permitir Acerto de Ponto" está marcado como ativo. Se estiver, verificar se ele foi ativado no mesmo no dia atual. Para o ponto ser integrado deve-se ativar o parâmetro e aguardar a virada do dia para que os eventos, pontos, e motivos sejam totalmente sincronizados.
Mensagem de erro ao clicar no botão Atualizar Ponto - Não foi possível obter o token de acesso.
- Este erro ocorre quando as chaves de integração entre o FLOW e o VIBE não estão cadastradas corretamente ou foram alteradas. Para solucionar deve-se obter as chaves corretas seguindo o artigo abaixo e após, acionar o time do VIBE para correção.
- Artigo: Tokens para Implantação da Integração no FLOW x VIBE
Meus Documentos
Arquitetura:
- O FLOW é responsável pelo envio dos documentos para o VIBE. Documentos como recibos de pagamento, avisos de férias, entre outros, são enviados e controlados pelo módulo da folha de pagamento. Os espelhos de ponto e o banco de horas são geridos pelo módulo de frequência. Para maiores informações sobre quais documentos estão disponíveis, deve-se contatar o time responsável pelo FLOW.
- O VIBE é responsável apenas pela entrega do arquivo PDF enviado.
- O conteúdo do documento é gerado enviado pelo FLOW. O nome do arquivo, diretório que estará disposto no VIBE, etc. são enviados pelo FLOW e configurados no menu FLOW > Cadastros > Integrações > Configurações > Configurações VIBE.
Documento enviado pelo FLOW não está disponível no VIBE:
- Veja a lista Documento enviado pelo FLOW não está disponível para o colaborador em Assinatura eletrônica.
Documento está aparecendo dentro do diretório Solicitações e não dentro do diretório correto:
- Todos os documentos disponíveis no diretório Solicitações são arquivos que foram anexados às solicitações. Eles ficarão disponíveis à todos os envolvidos na solicitação desde o solicitante até o executor. Quando o cliente anexa algum arquivo equivocadamente, ele ficará disponível neste diretório enquanto a solicitação não for cancelada.
- O diretório de primeiro nível Solicitações indica que são documentos originados das solicitações, e o diretório de segundo nível indica qual modelo de solicitação foi utilizado. Exemplo: Envio de Atestado ou Declarações Gerais.
Leia também:
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.