Desenvolver uma cultura sólida que reflita os valores da organização é fundamental, mas desafiador. O Vibe atende a essa necessidade ao integrar diversas funcionalidades que facilitam esse processo. O registro de feedback entre colegas permite que os valores organizacionais sejam reconhecidos ou demandados, promovendo um ambiente de troca contínua. As avaliações ascendentes oferecem aos liderados a oportunidade de expressar suas percepções sobre as suas experiências com os líderes diretos, o que contribui para um ambiente de transparência e confiança.
A avaliação de performance é uma ferramenta que permite ao time refletir sobre o atingimento de suas metas e sua maturidade, proporcionando uma visão clara do progresso coletivo e das áreas que precisam de desenvolvimento. Já a avaliação de talentos permite ao líder foco em analisar o mérito de cada colaborador e identificar possíveis riscos de perda. Essa abordagem é estratégica para os líderes, pois possibilita uma gestão mais personalizada dos talentos, permitindo reconhecer quem está mais alinhado aos objetivos da organização e quais colaboradores precisam de maior atenção ou desenvolvimento. Essa visão integrada ajuda na criação de planos de ação específicos para reter os melhores talentos, mitigar riscos e maximizar o desempenho do time. Além disso, com os diferentes tipos de conversas e todos os processos acima mencionados, muitas informações são agrupadas na funcionalidade de Insights, permite aos líderes acompanhar todos os feedbacks e avaliações, oferecendo uma visão estratégica sobre o desenvolvimento de seus liderados. Assim, os líderes podem ajustar suas abordagens e tomar decisões informadas, promovendo uma cultura organizacional mais alinhada e estratégica. A alta direção e o RH por sua vez, conseguem acompanhar a organização como um todo e traçar ações embasadas nas informações oriundas dos insights, tornando a empresa mais preparada e competitiva no mercado.
Atenção! Cada empresa possui sua realidade e estágio únicos. Assim, funcionalidades que não forem utilizadas não terão dados disponíveis para gerar insights correspondentes.
1. Experiência
O líder terá uma série de scores com diversas informações para levantamento de dados e análise do ciclo.
Resumo das conversas do ciclo atual
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Resumo das conversas do ciclo atual
No ciclo atual e nos círculos sob a gestão do líder, são exibidos os resumos das conversas realizadas, o número total de colaboradores que participaram de apenas uma conversa no ciclo e o total de colaboradores que estão respondendo ao(s) círculo(s) atualmente.
Atenção! O Resumo das conversas do ciclo atual abrange todos os colaboradores e seus dados, independentemente de os colaboradores não terem participado do ciclo na completude. Os demais dashboards incluem apenas os colaboradores que permaneceram no círculo durante o ciclo completo.
O líder também tem a opção de desmembrar as informações específicas de um único círculo para obter uma visão mais detalhada daquele grupo em particular.
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
O dashboard que apresenta a frequência ideal de conversas vai exibir a contabilização dos colaboradores, que durante todo o ciclo, tenham participado de ao menos uma conversa mensal com a liderança. As conversas válidas são de onboarding, efetivação, 1:1 e carreira, desconsiderando as de comportamento. Cabe ressaltar que a contabilização é por ciclo, por exemplo: em um ciclo de 3 meses são necessárias 3 conversas com tolerância de uma conversa a menos.
O dashboard de Avaliação ascendente dos liderados não apenas exibirá as avaliações dos colaboradores sobre os líderes nos diferentes ciclos, mas também, categorizará os resultados em: avaliação positiva (cor verde), oportunidade de melhoria (cor amarela), avaliação neutra (cor azul) e sem avaliação (cor vermelha). A avaliação positiva refere-se ao item "apoiado" na avaliação ascendente, a oportunidade de melhoria direciona-se aos itens: "limitado", "pressionado" e "ignorado", neutro associa-se ao item "neutro" e, enquanto sem avaliação, são os não respondentes.
No ciclo atual em detalhes será possível acompanhar durante o ciclo em percurso como estão as avaliações ascendentes, da mesma forma, que poderá selecionar os diferentes círculos, caso o líder gerencie mais de um. Ainda, aos usuários que possuem visão total poderão acompanhar como estão os processos de conversas e as avaliações ascendentes, para traçar estratégias ou conduções assertivas diante dos dados.
Importante:
Círculo: são contabilizados apenas os círculos que permaneceram ativos desde o início do ciclo. Círculos que foram criados durante o ciclo ou estão inativos não serão computados.
Frequência das conversas:
- Visualizando meus círculos ou visão total: apresenta a quantidade de colaboradores com a frequência mínima sugerida pela metodologia / e a quantidade de colaboradores existentes nos círculos ou na organização como um todo;
- Visualizando somente este círculo: apresenta a quantidade de conversas realizadas / e a quantidade de conversas ideais sugeridas pela metodologia.
Avaliações ascendentes: são as avaliações dos liderados relacionadas às suas experiências diante das diversas conversas com o líder imediato. O liderado durante o ciclo poderá realizar mais de uma avaliação ascendente, no entanto, no dashboard será apresentada a última que fora realizada.
Visualização somente do círculo:
Desenvolvimento dos Liderados
Na seção de desenvolvimento dos liderados, serão disponibilizados diversos dashboards para aprimorar a análise da liderança.
As autoavaliações dos liderados permitem visualizar a média das autoavaliações realizadas por eles a cada ciclo, indicando o nível de comprometimento com seus processos de autodesenvolvimento. Com esses insights, o líder pode adotar ações mais direcionadas para fortalecer ou manter esses resultados. Esses dados são informados na etapa de avaliação geral da conversa de carreira.
O dashboard de Contribuições dos liderados é a combinação entre os resultados de Entrega e Trabalho em equipe informados na conversa de carreira. As combinações do resultado desses itens traz três níveis de contribuição: baixa (cor amarela), adequada (cor verde clara) e superior (cor verde forte).
Temos uma tabela orientadora que auxilia na interpretação das diferentes combinações entre os resultados de entrega e trabalho em equipe:
Entrega | Trabalho em equipe | Contribuição |
Dependente | Individual | Baixa |
Dependente | Membro | Baixa |
Dependente | Referência | Baixa |
Autônomo | Individual | Baixa |
Autônomo | Membro | Adequada |
Autônomo | Referência | Adequada |
Diferenciada | Individual | Baixa |
Diferenciada | Membro | Adequada |
Diferenciada | Referência | Superior |
No dashboard de Ciclo atual em detalhes são contabilizados somente os círculos que permaneceram ativos desde o início do ciclo, já, os que foram criados durante o ciclo ou estão inativos não serão levados em consideração.
A autoavaliação corresponde aos dados da média das autoavaliações que os colaboradores atribuíram ao seu autodesenvolvimento ao longo do ciclo atual e, que são validadas a partir da segunda conversa de carreira. Serão considerados apenas os colaboradores que permaneceram no círculo durante todo o ciclo.
A contribuição dos liderados é a combinação entre os resultados de entrega e trabalho em equipe informados na conversa de carreira. As combinações do resultado desses itens apresenta três níveis de contribuição: baixa (cor amarela), adequada (cor verde clara) e superior (cor verde forte), os quais foram mencionados acima.
Essas informações trazem dados gerais para que o líder possa traçar ações ou se preparar para o próximo ciclo.
Performance
As informações sobre Performance terão dados vinculados a avaliação de performance dos círculos e do sixteenbox, ambos com dados advindos da avaliação de performance.
Os resultados da avaliação de performance são agrupados por ciclo, permitindo ao líder acompanhar o progresso no dashboard de avaliação de performance dos círculos. Este dashboard exibirá os percentuais de desempenho do(s) time(s) e da empresa (aos usuários com visão total), possibilitando que o líder amplie suas análises por ciclo e, também possa comparar o desempenho de seu(s) time(s) com o resultado geral da organização.
A avaliação de performance oferece dados essenciais para a gestão estratégica, permitindo às lideranças identificar pontos fortes e áreas de melhoria em cada time. Com o enquadramento no modelo sixteenbox, obtêm-se insights valiosos para direcionar ações de desenvolvimento e garantir a consistência dos resultados.
Essas informações contribuem para fundamentar decisões mais assertivas, otimizar o potencial dos colaboradores e promover um ambiente de crescimento contínuo e sustentável, fortalecendo o desempenho e o engajamento na organização.
Reconhecimento e Retenção
No ciclo vigente, as lideranças realizam a avaliação de talentos, gerando uma série de informações para análise.
A retenção (total) permite ao líder monitorar movimentações dos liderados no(s) círculo(s) durante o ciclo, oferecendo uma visão clara da estabilidade e do engajamento da equipe. Essa visibilidade facilita a identificação de áreas de atenção, possibilitando ajustes estratégicos para fortalecer a retenção e garantir a continuidade do desenvolvimento dos talentos.
A retenção de talentos mostra às lideranças o número de colaboradores com mérito alto na avaliação de talentos, permitindo uma visão precisa sobre o potencial da equipe. Essa informação facilita a criação de estratégias direcionadas para valorizar e desenvolver esses talentos, contribuindo para o fortalecimento e a continuidade de uma equipe de alto desempenho.
Com a avaliação de talentos, o líder poderá acompanhar o enquadramento de seus liderados por meio do ninebox, visualizando os cenários em que cada um se encontra: atenção, ideal e crítico. Esse monitoramento permite identificar os liderados com mérito alto e em risco de perda, o que facilita decisões estratégicas sobre retenção e desenvolvimento.
Os primeiros três quadrantes do topo mostram os talentos da organização. O cenário ideal representa a melhor situação, mas com as devidas ponderações para uma análise cuidadosa das lideranças. O cenário de atenção demanda um olhar especial, pois os liderados podem estar apresentando entregas abaixo do esperado. Já o cenário crítico indica um risco significativo de perda desses talentos, necessitando de intervenções imediatas para reverter a situação. Essas análises contribuem para que os líderes possam ser mais assertivos e estratégicos em suas ações, potencializando os resultados de área e organizacionais.
2. Cultura
A cultura organizacional é essencial, pois alinha os valores, comportamentos e objetivos de todos os colaboradores, criando um ambiente de confiança, engajamento e direcionamento organizacional. Ela direciona decisões, promove a colaboração e fortalece o senso de pertencimento, contribuindo para a retenção de talentos e impulsionando o desempenho e a inovação. Uma cultura sólida é a base para uma organização resiliente e sustentável, capaz de se adaptar e crescer em um mercado dinâmico.
Para acompanhar o processo de desenvolvimento cultural, o Vibe oferece uma seção focada no agrupamento de dados para ampliar a visão estratégica onde líderes e liderados.
Classificação de Intensidade
A classificação de intensidade permite que a liderança compreenda o nível de engajamento dos liderados durante o ciclo, com base nos feedbacks enviados. Esses feedbacks podem ser associados aos valores organizacionais, contribuindo diretamente para reforçar e desenvolver a cultura da organização, garantindo uma conexão contínua entre os comportamentos dos liderados e os princípios fundamentais da empresa.
Feedbacks
É possível identificar a quantidade de feedbacks enviados e recebidos, assim como, se foram de elogio ou de melhoria. Isso permite que o time acompanhe seu progresso ao longo do ciclo, com foco em manter ou aprimorar seu desenvolvimento.
Atenção! Caso sejam realizados feedbacks entre os membros do círculo serão contabilizados tanto para enviados como recebidos.
Os usuários poderão visualizar informações da organização como um todo ou analisar cada círculo individualmente para uma avaliação detalhada, permitindo comparações e a definição de estratégias específicas para o time, promovendo o desenvolvimento geral.
Valores Organizacionais
Ao fornecer feedback, é possível destacar os valores organizacionais que estão sendo praticados (reconhecidos) e aqueles que precisam ser aplicados (demandados). Os colaboradores conseguem acompanhar esses dados dentro do círculo ao qual pertencem ou podem visualizar as informações de toda a organização. Isso permite identificar quais valores estão mais presentes e quais requerem maior atenção, fortalecendo a cultura organizacional.
Históricos
Alguns históricos são apresentados para ampliar a análise e compreensão dos feedbacks e dos valores organizacionais.
A classificação de intensidade apresentará históricos dos ciclos quanto aos feedbacks enviados pelos colaboradores. Ainda, poderão acompanhar os dados de toda a organização e também desmembrá-los em círculos menores.
Será possível acompanhar, ao longo dos ciclos, os feedbacks enviados e recebidos, juntamente com o total consolidado, proporcionando uma análise mais ampla e detalhada. Isso permitirá às lideranças identificar padrões de interação e engajamento, auxiliando em decisões estratégicas que fortaleçam a comunicação e a cultura organizacional. Já os liderados poderão discutir os resultados com seus times e lideranças, promovendo melhorias e alinhamentos para os próximos ciclos.
Outro histórico disponível será o acompanhamento dos valores organizacionais mencionados nos feedbacks, tanto enviados quanto recebidos, ao longo dos diferentes ciclos. Além disso, o usuário poderá ocultar determinados valores na legenda para facilitar uma análise mais focada dos dados.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.