A funcionalidade de feedbacks tem como objetivo reconhecer sucessos e abordar melhorias de forma aberta e construtiva, promovendo o crescimento e a colaboração dentro da equipe e entre áreas. Com o apoio da IA- Inteligência Artificial, os feedbacks (elogio e melhoria) tornam-se mais assertivos, facilitando uma comunicação não violenta e encorajando uma cultura de resolutividade.
Na seção AI Leadership, os usuários podem acessar a opção Dar Feedback para fornecer tanto feedback de melhoria quanto elogio a qualquer membro da organização. Leia mais sobre o tema:
Siga o passo a passo para acessar a funcionalidade de Feedbacks:
- Clique no Ícone Al Leadership no canto esquerdo superior.
- Clique em Feedbacks > Dar Feedback.
- Selecione o Colaborador Para quem você deseja enviar feedback.
- Clique em INICIAR.
- Marque Que tipo de feedback deseja enviar: ELOGIO ou MELHORIA.
- Clique em AVANÇAR.
Feedback de Elogio
Passo a passo para enviar feedback de elogio:
- Marque opção ELOGIO.
- Clique em AVANÇAR.
-
Preencha os campos com sinceridade:
- A situação e o comportamento da pessoa como se estivesse conversando.
- Como você e os outros envolvidos foram impactados.
- Um agradecimento para a pessoa. -
Marque que estilo de texto você prefere para este elogio: INFORMAL, NEUTRO ou FORMAL. A inteligência artificial criará uma sugestão de feedback com base nas informações.
- Revise e edite a sugestão, se necessário.
- Clique em SALVAR E ENVIAR.
Importante! Quando um feedback de elogio é fornecido, ele pode ser associado aos valores organizacionais, demonstrando quais destes valores estão sendo aplicados pelo colega no dia a dia.
➡️ Os valores organizacionais precisam ser cadastrados previamente pelo usuário Administrador.
Quem recebeu o feedback de elogio será notificado por e-mail e poderá visualizar as informações enviadas pelo colega no menu do Al Leadership: Feedbacks > Meus Feedbacks > Feedbacks Recebidos. Além disso, com o apoio da IA, terá a opção de agradecer.
O Colaborador que recebeu o elogio poderá clicar em AGRADECER para expressar gratidão.
Ao fazer isso, quem realizou o Feedback também receberá uma notificação por e-mail sobre o agradecimento, bem como poderá acompanhar em Meus Feedbacks.
Atenção! Não há prazo limite para agradecer a um feedback de elogio.
Feedback de Melhoria
Um feedback construtivo é uma ferramenta valiosa para promover o crescimento profissional, ao destacar áreas de desenvolvimento e incentivar o engajamento e a busca por novos conhecimentos. Além de fortalecer o desenvolvimento contínuo, contribui diretamente para o sucesso na carreira dos colaboradores.
Siga o passo a passo do início desse artigo.
- Marque a opção MELHORIA.
1.2 Clique em AVANÇAR. -
Preencha os campos com sinceridade:
- Relate a situação e o comportamento da pessoa como se estivessem conversando.
- Como você e os outros envolvidos foram impactados.
- Dê alguma sugestão para a pessoa melhorar. - Clique em AVANÇAR.
- A inteligência artificial fornecerá uma sugestão de resposta personalizada, baseada em uma linguagem de comunicação não violenta, para garantir que o feedback seja assertivo.
- Revise o feedback e faça as alterações necessárias antes de enviar.
- Clique em AVANÇAR.
- No envio do Feedback de Melhoria, pode-se associar aos valores organizacionais, demonstrando quais destes valores precisam ser praticados pelo colega.
- Serão sugeridas competências para enriquecer o feedback e apoiar o desenvolvimento do colega.
- Marque quantas competências desejar.
9.1 Clique em SALVAR E ENVIAR. - Quem recebeu o feedback de melhoria poderá acompanhar a notificação por e-mail ou acessar o Vibe emAI Leadership: Feedbacks > Meus Feedbacks > Meus Feedbacks Recebidos. Nesta tela, o usuário conseguirá acompanhar a existência de uma pendência e optar por concordar ou discordar do Feedback de Melhoria. Essa pendência só ficará disponível durante 7 dias consecutivos, ultrapassado esse período, não será mais possível responder e os botões de Concordar e Discordar ficam desabilitados.
- Se houver concordância deste feedback de melhoria, poderá responder com uma mensagem de agradecimento, auxiliado pela Inteligência Artificial.
- Visualização de quem enviou o feedback:
- Visualização de quem recebeu o feedback.
Se houver discordância com o feedback de melhoria recebido, o usuário poderá selecionar Discordar e Avançar, explicando sobre quais pontos não concorda. Essas observações serão respaldadas pela inteligência artificial para garantir uma comunicação respeitosa e construtiva.
Quem enviou o feedback de melhoria receberá um e-mail informando que possui uma resposta ao feedback enviado. Também, poderá acompanhar em AI Leadership: Feedbacks > Meus Feedbacks > Feedbacks enviados. Nesta tela, o usuário conseguirá acompanhar a existência de uma pendência e optar por concordar ou discordar do feedback de melhoria. Essa pendência só ficará disponível durante 7 dias consecutivos, ultrapassado esse período, não será mais possível responder e os botões de Concordar e Discordar ficarão desabilitados.
- Se concordar, a resposta recebida, este usuário terá o apoio da IA (inteligência artificial) para sugestão de uma resposta personalizada. Ao passo que o remetente receberá um e-mail, e também, conseguirá acompanhar em Meus Feedbacks.
- No entanto, se discordar, então é sinal de que essa interação não vai ser resolvida por mensagens e uma conversa direta entre as partes é necessária. Por isso, haverá a opção de discordar da resposta e marcar uma conversa de alinhamento.
Ambos receberão e-mail notificando sobre a necessidade de realizarem uma conversa de alinhamento. Após a conversa ter ocorrido chegarão a uma conclusão, para que, posteriormente, cada um possa fazer seu respectivo registro de alinhamento. Essa conversa de alinhamento também ficará disponível na Home, ou ainda, em AI Leadership > Feedbacks > Meus Feedbacks > Meus Feedbacks Enviados (para quem enviou o feedback) ou Recebidos (para quem recebeu o feedback).
Ao clicar nesse feedback com notificação de pendência, o usuário poderá acompanhar todo o histórico com as diferentes respostas.
Após a conversa direta ter ocorrido, ambos farão o registro de alinhamento, e novamente, haverá o apoio da IA como sugestão personalizada para esse registro.
Após o registro por uma das partes, a outra poderá ver apenas que a conversa foi registrada, mas não terá acesso ao conteúdo.
Assim que ambos responderem, poderão visualizar as respectivas respostas e conferir a conclusão do feedback de melhoria. Cabe ressaltar que a conclusão fica vinculada ao feedback sendo ele válido ou não válido, ou seja:
- Se ambos não responderem ao registro de alinhamento, a conclusão será com discordância;
- Se um responder que o feedback é valido e, o outro, que o feedback não é válido, a conclusão será com discordância;
- Se ambos responderem que o feedback é invalido, a conclusão será com feedback inválido.
Atenção! Os usuários com conversas de alinhamento pendentes receberão um lembrete por e-mail no 5º, 6º e 7º dia, informando que o prazo está se encerrando.
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